Por Mariane Rodrigues | Setor de Comunicação

Quase 500 grupos de ministérios de música e coros se inscreveram em uma iniciativa da Comissão de Liturgia, que pretende reorganizar e fortalecer o movimento da música sacra nas paróquias da Arquidiocese de Maceió.
Desde o dia 22 de novembro de 2024, a Comissão de Liturgia Arquidiocesana, sob a coordenação do Padre Urilian Santana, enviou para cada paróquia formulários a serem preenchidos com informações sobre os principais desafios dos grupos e suas estruturas.
Segundo o mestre de capela da Catedral e regente do coro da Arquidiocese de Maceió, Diego Lima, o objetivo é o de compreender a realidade de cada grupo e ministério para aprimorar os pontos a serem reorganizados, permitindo melhor atuação das equipes nos eventos da igreja.
Além disso, ele explica que todos os grupos serão convidados para participar, no dia 18 de outubro, do Jubileu dos Coros, ocasião em que será lançada Escola de Formação Litúrgico-Musical, a ser executada a partir de 2026.
“O objetivo é trabalhar música, liturgia e técnica vocal. Sabendo quais as dificuldades, a gente direciona o trabalho para ser mais produtivo”, pontuou o maestro.
A Arquidiocese de Maceió tem 12 foranias e cada uma delas reúne um conjunto de paróquias. Ao todo, são 102 paróquias. Desse total, apenas nove delas não inscreveram seus grupos.
As inscrições foram encerradas no dia 31 de janeiro.
O mestre Diego Lima afirma que a iniciativa foi inspirada em um trabalho semelhante realizado em Brasília. A partir dessa experiência, houve uma interlocução e decidiu-se aplicar na Arquidiocese de Maceió, aproveitando o ano jubilar para aproximar os grupos.
“Ano passado, em abril, tivemos o primeiro encontro de música sacra na Arquidiocese. Para aproximar todo mundo, a gente precisa conhecer quem são. O formulário vem para entender a realidade delas na paróquia, como tem atuado, para direcionar os trabalhos de modo mais assertivo possível. Trabalhar naquilo que eles mais estão precisando”, afirma.
O segundo encontro da Música Sacra na Arquidiocese também acontece em outubro, nos dias 17, 18 e 19, aproveitando a data Jubilar dos Coros.