Arquidiocese de Maceió divulga calendário de atividades para o ano de 2025; confira

A Arquidiocese de Maceió divulgou nesta sexta-feira (21) o calendário pastoral e das atividades da Igreja Particular para todo o ano de 2025. As celebrações estão em comunhão com o Jubileu deste ano. Clique Calen.Anual_ArqDeMaceio para conferir a programação completa.

Conforme o calendário, em 05 de março inicia o Período da Quaresma e, no dia 9 do mesmo mês, haverá a abertura da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese. Ainda em março, no dia 22, haverá o Jubileu dos Coroinhas e dos Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia. E no dia 30, a Arquidiocese preparou a peregrinação ao Santuário Virgem dos Pobres como parte das atividades jubilares.

O calendário de abril abre no dia 05 com Jubileu dos Profissionais da Saúde. Já no dia 06, são os profissionais da Comunicação que farão uma peregrinação ao Santuário Arquidiocesano Virgem dos Pobres.

Em todos os meses, haverá ações voltadas para o Jubileu, encontros, retiros, reuniões, formações, peregrinações, assembleias, romarias, pastoreio, além das celebrações do Calendário Litúrgico.

O coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Maceió, Cônego Fernando Bezerra, afirma que o calendário organiza os principais momentos pastorais da Arquidiocese com a participação de todos.

“O calendário é importante para poder organizar as atividades da diocese, motivar a participação e preservar a memória coletiva, porque o calendário é para ajudar a viver essa experiência: que nós somos uma igreja. Por ser igreja, nós precisamos de um calendário que nos ajude a preservar essa memória coletiva”, pontua o cônego.

Para a construção do calendário, além de levar em consideração a Liturgia, a Arquidiocese recebe das paróquias e organizações das igrejas as principais atividades que serão realizadas ao longo do ano para manter vivo o espírito de comunhão, missão e participação na igreja.

“Por isso o calendário é muito importante. A gente pede que todos os organismos vivos da diocese enviem suas datas para que possamos realmente fazer o momento de sinodalidade, de eclesialidade, de igreja, ou seja, uma igreja que se organiza”, afirma o cônego.

O Cônego afirma que o sentimento de Esperança deve estar presente em todas as ações propostas para 2025.

“Para este ano, a gente deseja que realmente sejamos motivados a viver de esperança, ou seja, que esse calendário extenso com vários jubileus, dos vários organismos vivos da diocese, gere a expectativa de viver bem esse momento jubilar na esperança e na construção do reino de Deus”, complementa o cônego Fernando Bezerra.