Por Mariane Rodrigues | Setor de Comunicação
A celebração reuniu fiéis de diversas regiões e foi encerrada com Santa Missa presidida pelo arcebispo Dom Beto Breis

Os tradicionais festejos de Nossa Senhora de Lourdes, no distrito de Rocha Cavalcante, em União dos Palmares, foram encerrados neste domingo (23) com uma grande procissão pelas ruas da comunidade e uma missa solene presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Beto Breis. A celebração reuniu fiéis de diversas regiões, marcando o encerramento de uma programação religiosa iniciada no dia 9 de fevereiro, com a Procissão do Mastro.
A abertura oficial do novenário aconteceu no dia 13, com a tradicional Procissão Luminosa e o hasteamento da bandeira da padroeira. Durante os dias de festividade, a comunidade participou ativamente das celebrações, destacando momentos de oração, louvor e reflexão sobre a fé.
O bispo, em sua mensagem durante a celebração, destacou a alegria de retornar à paróquia e de presenciar a fé do povo presente.
“É com grande alegria que estou, pela segunda vez, participando da festa da padroeira desta paróquia, Nossa Senhora de Lourdes. É bonito ver um povo fervoroso, que participa ativamente da celebração. Ao mesmo tempo, fico feliz ao perceber que a comunidade, sob a liderança do seu pároco, Padre Lourenço, está construindo a sua nova igreja matriz”, afirmou Dom Beto.
Em seguida, o bispo ressaltou a importância da expansão do espaço físico da igreja, relacionando-a com o fortalecimento espiritual da comunidade:
“A comunidade vai crescendo, o povo de Deus persevera na caminhada e, por isso, precisa de um espaço maior para suas celebrações. É muito importante essa participação ativa, pois, como mencionei na celebração, enquanto se edifica a igreja de tijolos, também se fortalece a igreja viva, que é o povo de Deus. Parabéns ao Padre Lourenço Júnior e a todos que fazem parte da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, aqui de Rocha Cavalcante”, complementou Dom Beto Breis.
O seminarista Cledson Lucas, da Arquidiocese de Maceió e membro da comunidade de Nossa Senhora da Conceição, considera que o domingo foi um “dia de grande alegria” aos fiéis do distrito de Rocha Cavalcante.
“Durante toda essa festa, desde a procissão do mastro até o dia solene, foi um momento propício para nos aproximarmos mais de Deus através da Santíssima Virgem. Ela, que está sempre a interceder a Deus por nós. Lembro-me quando criança que vinha para participar dessa grande festa, onde a cada ano ficamos todos esperançosos em chegar novamente esse tempo de graça”, explanou ele.
No ano em que se comemora o Jubileu, cujo tema é Peregrinos de Esperança, ele ressalta que Maria é, para todos os católicos, testemunha de esperança.
“Alguém que confiou acima de tudo na palavra de Deus e por isso esperou, não se deixou desanimar, soube esperar cada dia. Diante da cruz, a Virgem Maria soube esperar, esperou diante da dor, esperou acima de tudo na certeza de que o amor vence e que ele venceria também a morte. Aprendamos recorrer àquele que soube esperar, e que hoje é modelo sem igual de esperança, pois gerou em seu seio a própria esperança, Jesus Cristo”, externou o seminarista.
Gilmar Oliveira é da comunidade de São José, e afirma que o novenário de Nossa Senhora de Lourdes é sempre um momento marcante para os fiéis do Distrito de Rocha Cavalcante.
“Eu cresci vindo todos os anos para cá. Estar aqui hoje é relembrar desse passado e é agradecer por esse presente, certo de um futuro sob a intercessão de Nossa Senhora de Lourdes, que sempre esteve presente na vida da gente e que fortalece a nossa fé todos os dias”, disse ele.
Já Luane, da comunidade do Sagrado Coração de Jesus, afirma que o sentimento é de felicidade por fazer parte das celebrações de Nossa Senhora e também por ver o festejo reunir tanta gente.
“Hoje eu tive a honra de poder cantar e tocar no último dia da nossa festa, com o nosso arcebispo Dom Beto. Eu fico muito feliz. Isso é motivo de grande alegria para mim e pra toda nossa comunidade daqui do Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora de Lourdes. E hoje podemos ver a quantidade de pessoas porque, graças a Deus, vem muita gente”, comentou ela.