Por Suzana Lima | Pascom Arquidiocesana
Os participantes foram guiados por um resgate histórico do ser peregrino, analisando as mudanças e aprendizados gerados nos últimos anos

O Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) promoveu um dia de aprofundamento com o tema “Peregrinos da Esperança”, conduzido pelo arcebispo metropolitano, Dom Beto Breis. O encontro, realizado no último sábado (8) na sede dos cursilhos, no bairro do Farol, proporcionou uma reflexão sobre os desafios enfrentados durante e após a pandemia, à luz do Evangelho e da bula do Papa Francisco. Ele foi encerrado com a Santa Missa presidida pelo metropolita.
Na parte da manhã, os participantes foram guiados por um resgate histórico do ser peregrino, analisando as mudanças e aprendizados gerados nos últimos anos. Após a explanação, os presentes foram divididos em grupos para debater o tema sob a perspectiva cristã, relacionando-o com as Escrituras.
À tarde, cada grupo apresentou sua análise, destacando desafios e caminhos para vivenciar a fé nos dias atuais. O evento proporcionou um espaço de partilha e reflexão, reforçando o compromisso de fortalecer a caminhada cristã diante das transformações do mundo contemporâneo.

“Tivemos, no decorrer de todo este dia, manhã e tarde, um tempo de formação permanente, de atualização, de encontro, também de comunhão, de convivência com os membros do Movimento de Cursilho de Cristandade. Trabalhamos o tema da Esperança, a partir da bula do Papa Francisco, mas também a partir dos desafios do nosso tempo, em que somos, às vezes, quase que convidados ao pessimismo, ao desânimo. Somos, sobretudo, pela fé que temos em Cristo e na Páscoa do Senhor, chamados a reanimar a nossa esperança, naquela esperança que não decepciona, que é o próprio Jesus”, explanou Dom Beto.

Maria Eliane Carlos, missionária da Campanha da Mãe Peregrina na Paróquia Imaculado Coração de Maria, no bairro Gruta de Lourdes, descreveu como foi participar desse momento.
“Participei do encontro com o Dom Beto, muito bom, muito profundo. Estou levando uma grande bagagem desse encontro. É a primeira vez que eu participei. Para mim, foi muito importante, e espero poder passar tudo que eu aprendi para as pessoas que quiserem me procurar.”