Mariane Rodrigues| Setor de Comunicação
Os Embaixadores Locais da Causa de Beatificação têm a missão de difundir a história, a vida e o legado de João Luiz Pozzobon

No dia 12 de dezembro de 2024, data em que se celebrou os 120 anos de nascimento do Servo de Deus Diácono João Luiz Pozzobon (1904 – 1985), foram nomeados os primeiros Embaixadores Locais da Causa de Beatificação. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a devoção e promover a espiritualidade do fundador da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt (Mãe Rainha) e patrono do Terço dos Homens Mãe Rainha.
Entre os nomeados, destaca-se Joel Carlos de Andrada, atual coordenador arquidiocesano do Terço dos Homens Mãe Rainha, escolhido como Embaixador da Causa na Arquidiocese de Maceió, com atuação também nas Dioceses de Penedo e Palmeira dos Índios.
Missão dos Embaixadores Locais
Os Embaixadores Locais da Causa de Beatificação têm a missão de difundir a história, a vida e o legado de João Luiz Pozzobon, além de incentivar a devoção popular e a divulgação de sua espiritualidade. Entre suas responsabilidades estão:
• Organização de palestras, retiros, estudos e congressos sobre a vida e missão de Pozzobon;
• Promoção e distribuição de literatura e materiais relacionados à Causa;
• Incentivo à divulgação da devoção nas redes sociais e mídias locais;
• Atuação em sintonia com o Vice-Postulador da Causa, padre Vitor Posseti, e as instâncias oficiais do Movimento Apostólico de Schoenstatt no Brasil e no mundo.
Joel Carlos Andrada afirma que ser escolhido embaixador local da causa lhe provoca o sentimento da gratidão.
“É sinal da Mãe Rainha, para continuidade do meu apostolado de missionário de Schoenstatt. É uma etapa de crescimento na formação da espiritualidade, não por meus méritos, mas pela Graça de Deus. O senhor João se intitulava um “aluninho do Pai Fundador” (Padre José Kentenich), e se mantinha fiel e em unidade as origens. Um Servo da Mãe de Deus. E esta é a direção”, pontua o embaixador.

Processo de Beatificação Avança no Vaticano
A nomeação dos embaixadores acontece em um momento significativo para a Causa de Beatificação de João Luiz Pozzobon.
Em fevereiro deste ano, a Comissão Teológica do Dicastério para a Causa dos Santos, no Vaticano, analisou a Positio – um documento de 800 páginas que reúne estudos sobre as virtudes heroicas e a fama de santidade do Servo de Deus.
O parecer positivo, divulgado no dia 4 de março, confirma que Pozzobon viveu a fé, a esperança e a caridade de maneira extraordinária.
Agora, o processo segue para a avaliação dos bispos e cardeais do Dicastério, em uma Sessão Ordinária ainda sem data definida.