Arquidiocese de Maceió tem representante nomeado como Embaixador da Causa de Beatificação de João Luiz Pozzobon

Mariane Rodrigues| Setor de Comunicação

Os Embaixadores Locais da Causa de Beatificação têm a missão de difundir a história, a vida e o legado de João Luiz Pozzobon

 

Joel Andrada e Padre Vitor Possetti, vice-postulador da causa.
Joel Andrada e Padre Vitor Possetti, vice-postulador da causa.

No dia 12 de dezembro de 2024, data em que se celebrou os 120 anos de nascimento do Servo de Deus Diácono João Luiz Pozzobon (1904 – 1985), foram nomeados os primeiros Embaixadores Locais da Causa de Beatificação. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a devoção e promover a espiritualidade do fundador da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt (Mãe Rainha) e patrono do Terço dos Homens Mãe Rainha.

Entre os nomeados, destaca-se Joel Carlos de Andrada, atual coordenador arquidiocesano do Terço dos Homens Mãe Rainha, escolhido como Embaixador da Causa na Arquidiocese de Maceió, com atuação também nas Dioceses de Penedo e Palmeira dos Índios.

Missão dos Embaixadores Locais

Os Embaixadores Locais da Causa de Beatificação têm a missão de difundir a história, a vida e o legado de João Luiz Pozzobon, além de incentivar a devoção popular e a divulgação de sua espiritualidade. Entre suas responsabilidades estão:

• Organização de palestras, retiros, estudos e congressos sobre a vida e missão de Pozzobon;
• Promoção e distribuição de literatura e materiais relacionados à Causa;
• Incentivo à divulgação da devoção nas redes sociais e mídias locais;
• Atuação em sintonia com o Vice-Postulador da Causa, padre Vitor Posseti, e as instâncias oficiais do Movimento Apostólico de Schoenstatt no Brasil e no mundo.

Joel Carlos Andrada afirma que ser escolhido embaixador local da causa lhe provoca o sentimento da gratidão.

“É sinal da Mãe Rainha, para continuidade do meu apostolado de missionário de Schoenstatt. É uma etapa de crescimento na formação da espiritualidade, não por meus méritos, mas pela Graça de Deus. O senhor João se intitulava um “aluninho do Pai Fundador” (Padre José Kentenich), e se mantinha fiel e em unidade as origens. Um Servo da Mãe de Deus. E esta é a direção”, pontua o embaixador.

Túmulo do Servo de Deus João Luiz Pozzobon - sobre ele o "positio" e a lista dos embaixadores nomeados.

Processo de Beatificação Avança no Vaticano

A nomeação dos embaixadores acontece em um momento significativo para a Causa de Beatificação de João Luiz Pozzobon.

Em fevereiro deste ano, a Comissão Teológica do Dicastério para a Causa dos Santos, no Vaticano, analisou a Positio – um documento de 800 páginas que reúne estudos sobre as virtudes heroicas e a fama de santidade do Servo de Deus.

O parecer positivo, divulgado no dia 4 de março, confirma que Pozzobon viveu a fé, a esperança e a caridade de maneira extraordinária.

Agora, o processo segue para a avaliação dos bispos e cardeais do Dicastério, em uma Sessão Ordinária ainda sem data definida.