Mariane Rodrigues| Setor de Comunicação
A iniciativa busca valorizar o testemunho dos profissionais e enfermos, reforçando sua missão como instrumentos de Cristo no cuidado ao próximo.

A Arquidiocese de Maceió promove, no próximo sábado (5), o Jubileu da Saúde, evento dedicado aos profissionais e estudantes da área da saúde, e enfermos. A celebração acontecerá na parte da manhã, no Santuário Virgem dos Pobres, na Mangabeiras, e contará com uma programação especial voltada para a reflexão sobre o papel da fé e da esperança na saúde e na enfermidade. Para participar, as inscrições estão disponíveis no QR Code disponível na imagem acima.
O Jubileu da Saúde em Maceió ocorre simultaneamente ao evento celebrado em Roma, fortalecendo a comunhão entre os fiéis da área da saúde. A iniciativa busca valorizar o testemunho dos profissionais e enfermos, reforçando sua missão como instrumentos de Cristo no cuidado ao próximo.
“Será um momento de comunhão entre todos os católicos que trabalham, atuam e dão seu testemunho de fé exatamente nessa área da saúde. E eles certamente levarão consigo essa mensagem de esperança e essa consciência de que eles são instrumentos de Cristo, portadores da esperança nesse mundo de sofrimento. Dessa maneira, serão instrumentos da mediação da caridade e do amor de Cristo”, pontua o Padre Cícero Lenisvaldo, assistente espiritual da Pastoral da Saúde na Arquidiocese e Capelão do Hospital da Santa Casa de Misericórdia.
Programação

O evento será iniciado às 8h com a Via Sacra, seguida de um momento de meditação e testemunhos. Às 10h, haverá o momento de palestras e às 11h, acontecerá uma missa presidida pelo arcebispo Dom Carlos Alberto.
Durante a programação, sacerdotes estarão disponíveis para confissões.
A participação é gratuita, mas é necessário realizar a inscrição por meio da ficha disponibilizada no Instagram da Arquidiocese. Os organizadores recomendam que cada participante leve seu próprio lanche para o intervalo da programação.
O Jubileu
Foi com o Papa Bonifácio VIII, em 1300, que o primeiro jubileu foi proclamado, para ser o ano de redenções. No início, o Jubileu era para ocorrer a cada 100 anos. Mas em 1343, com o Papa Clemente VI, esse período passou a ser celebrado a cada 50 anos. Foi somente em 1.470, com o Papa Paulo II, que o ano jubilar entrou no calendário cristão a cada 25 anos e assim ocorre até os dias atuais.
Em Roma, o Papa Francisco realizou o rito solene de abertura da Porta Santa para a chegada do Jubileu 2025 no dia 25 de dezembro de 2024. Em seguida, ele presidiu a celebração da Santa Missa de Natal, na Basílica de São Pedro.
Em Maceió, clero e fiéis da Arquidiocese participaram da abertura do Jubileu da Esperança no dia 29 de dezembro. Dom Beto Breis abriu o Ano Jubilar com caminhada que saiu da Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, em Jaraguá, e Missa na Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, no Centro.
Desde então, a Arquidiocese de Maceió tem promovido atividades para celebrar o Ano Santo.
A Arquidiocese de Maceió tem três locais onde os fiéis devem realizar as peregrinações durante o ano: Catedral Metropolitana e Santuário Virgem dos Pobres, na capital alagoana, além da Igreja Nossa Senhora da Apresentação, em Porto Calvo.