Albert Luís Santos Lima e Silva| Pascom Complexo Conventual

As ruas de Marechal Deodoro viraram palco da Procissão do Fogaréu, que aconteceu na noite dessa quinta-feira (17), reunindo centenas de fiéis.
Neste ano, a procissão contou com mais de 70 homens que participaram como farricocos. Os personagens fazem referência à guarda romana, no ato da prisão do Senhor.

A Procissão do Fogaréu conta com quatro características: a saída dos farricocos, o andar rápido pela cidade, o sermão da prisão e a volta da procissão.
A comunidade se preparou para o momento com a confecção das túnicas, dos cones, dos elementos da Paixão e de outros objetos que fazem parte da procissão.

A Procissão do Fogaréu foi resgatada no ano de 2022 pela Comissão da Semana Santa do Complexo Conventual Santa Maria Madalena após estudos bibliográficos e entrevistas com fiéis antigos. A tradição estava perdida havia quase 200 anos.

Um dos farricocos, que participa todos os anos da procissão, afirma que “é sempre muito emocionante participar desse momento — tanto na confecção das roupas quanto na emoção da saída da procissão. Todos os anos é sempre uma experiência diferente e única.”