Arquidiocese de Maceió realiza Jubileu da Saúde no próximo sábado, dia 5; veja programação

Mariane Rodrigues| Setor de Comunicação

A iniciativa busca valorizar o testemunho dos profissionais e enfermos, reforçando sua missão como instrumentos de Cristo no cuidado ao próximo.

Inscrições podem ser feitas por meio do Qr Code que está na imagem.
Inscrições podem ser feitas por meio do QR Code que está na imagem.

A Arquidiocese de Maceió promove, no próximo sábado (5), o Jubileu da Saúde, evento dedicado aos profissionais e estudantes da área da saúde, e enfermos. A celebração acontecerá na parte da manhã, no Santuário Virgem dos Pobres, na Mangabeiras, e contará com uma programação especial voltada para a reflexão sobre o papel da fé e da esperança na saúde e na enfermidade. Para participar, as inscrições estão disponíveis no QR Code disponível na imagem acima.

O Jubileu da Saúde em Maceió ocorre simultaneamente ao evento celebrado em Roma, fortalecendo a comunhão entre os fiéis da área da saúde. A iniciativa busca valorizar o testemunho dos profissionais e enfermos, reforçando sua missão como instrumentos de Cristo no cuidado ao próximo.

“Será um momento de comunhão entre todos os católicos que trabalham, atuam e dão seu testemunho de fé exatamente nessa área da saúde. E eles certamente levarão consigo essa mensagem de esperança e essa consciência de que eles são instrumentos de Cristo, portadores da esperança nesse mundo de sofrimento. Dessa maneira, serão instrumentos da mediação da caridade e do amor de Cristo”, pontua o Padre Cícero Lenisvaldo, assistente espiritual da Pastoral da Saúde na Arquidiocese e Capelão do Hospital da Santa Casa de Misericórdia.

Programação

Programação do Jubileu da Saúde.
Programação do Jubileu da Saúde.

O evento será iniciado às 8h com a Via Sacra, seguida de um momento de meditação e testemunhos. Às 10h, haverá o momento de palestras e às 11h, acontecerá uma missa presidida pelo arcebispo Dom Carlos Alberto.

Durante a programação, sacerdotes estarão disponíveis para confissões.

A participação é gratuita, mas é necessário realizar a inscrição por meio da ficha disponibilizada no Instagram da Arquidiocese. Os organizadores recomendam que cada participante leve seu próprio lanche para o intervalo da programação.

 

O Jubileu

Foi com o Papa Bonifácio VIII, em 1300, que o primeiro jubileu foi proclamado, para ser o ano de redenções. No início, o Jubileu era para ocorrer a cada 100 anos. Mas em 1343, com o Papa Clemente VI, esse período passou a ser celebrado a cada 50 anos. Foi somente em 1.470, com o Papa Paulo II, que o ano jubilar entrou no calendário cristão a cada 25 anos e assim ocorre até os dias atuais.

Em Roma, o Papa Francisco realizou o rito solene de abertura da Porta Santa para a chegada do Jubileu 2025 no dia 25 de dezembro de 2024. Em seguida, ele presidiu a celebração da Santa Missa de Natal, na Basílica de São Pedro.

Em Maceió, clero e fiéis da Arquidiocese participaram da abertura do Jubileu da Esperança no dia 29 de dezembro. Dom Beto Breis abriu o Ano Jubilar com caminhada que saiu da Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, em Jaraguá, e Missa na Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, no Centro.

Desde então, a Arquidiocese de Maceió tem promovido atividades para celebrar o Ano Santo.

A Arquidiocese de Maceió tem três locais onde os fiéis devem realizar as peregrinações durante o ano: Catedral Metropolitana e Santuário Virgem dos Pobres, na capital alagoana, além da Igreja Nossa Senhora da Apresentação, em Porto Calvo.