Câmara de Maceió aprova projeto que reconhece importância cultural de celebrações católicas e as inclui no calendário oficial

Mariane Rodrigues| Setor de Comunicação

Projeto de Lei segue agora para sanção da Prefeitura de Maceió

Festa de Pentecostes. Foto: Carlos Wilker.
Festa de Pentecostes. Foto: Carlos Wilker.

A Câmara de Vereadores de Maceió aprovou, nessa quinta-feira (15), quatro Projetos de Lei que incluem as celebrações de Pentecostes, Corpus Christi, Nossa Senhora dos Prazeres e Cristo Rei no Calendário Oficial de Eventos de Maceió e as reconhece como Patrimônio Cultural Imaterial do Município. O PL segue agora para sanção do Poder Executivo.

O Projeto de Lei atribui ao Poder Executivo Municipal a atuar, em parceria com a Arquidiocese de Maceió, para promover ações para a preservação, valorização e difusão das celebrações, bem como incentivar eventos e atividades educativas que ressaltem sua relevância cultural e tradicional

Segundo o vereador Leonardo Dias, autor do PL, o objetivo do projeto é preservar os eventos religiosos da Igreja Católica, considerando a relevância das celebrações para a tradição, história e manutenção da fé da comunidade cristã.

O projeto também autoriza o município a firmar parcerias e convênios com entidades e instituições da Igreja Católica visando à promoção e fortalecimento das celebrações.

As celebrações são realizadas anualmente em Maceió e poderão contar com apoio institucional, logístico e cultural do Poder Público Municipal, conforme a legislação vigente, para a promoção da cultura e do turismo religioso.

Ainda de acordo com o Projeto de Lei, as quatro celebrações também têm potencial para movimentar o turismo religioso, visto que atraem pessoas não só de Maceió, como do interior de Alagoas e de outros estados.

Nossa Senhora dos Prazeres é a padroeira de Maceió, que tem a Catedral Metropolitana como a igreja que abriga a Santa. A celebração, que acontece com missa e procissão, possui significado importante para a população da capital alagoana e é realizada no da 27 de agosto.

A festa de Pentecostes acontece sempre 50 dias depois do Domingo de Páscoa. Por isso, em 2025, ela será celebrada no dia 8 de junho. No calendário cristão, essa celebração representa a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo e sua mãe Maria.

Festa de Corpus Christi. Foto: Carlos Wilker.
Festa de Corpus Christi. Foto: Carlos Wilker.

As celebrações de Corpus Christi são voltadas para a devoção ao Santíssimo Sacramento, reconhecendo a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia.  A data é definida como sendo na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez ocorre no domingo seguinte ao de Pentecostes. Ou seja, o Corpus Christi é celebrado 60 dias após o Domingo de Páscoa. Neste ano, a festa ocorre no dia 19 de junho.

A solenidade de Cristo Rei celebra o reinado de Jesus Cristo, reconhecendo-O como Senhor e Rei do Universo. A Igreja Católica celebra esta solenidade para reafirmar a soberania de Jesus e Seu amor universal, incentivando os fiéis a viver em conformidade com Seus ensinamentos. Ela acontece sempre no último domingo do ano litúrgico. Em 2025, a data é 23 de novembro