Devota de Elena Guerra, coordenadora da RCC da Arquidiocese de Maceió publica livro que conta história da Santa italiana

Mariane Rodrigues| Setor de Comunicação

Eliane relata desde o nascimento da santa, em 1835, na cidade de Lucca, na Itália, até sua canonização, ocorrida em 20 de outubro de 2024

Eliane Noronha se debruçou sobre a vida da Santa que se dedicou ao Espírito Santo.
Eliane Noronha se debruçou sobre a vida da Santa que se dedicou ao Espírito Santo.

A fé de uma pernambucana radicada em alagoas na intercessão de Santa Elena Guerra a levou a um marco importante: a publicação de um livro sobre a santa italiana, que foi canonizada no dia 20 de outubro de 2024.

Eliane Noronha, devota desde 2009 e membro da Renovação Carismática Católica, sendo coordenadora do movimento na Arquidiocese de Maceió, desde a adolescência, viu na história de Elena Guerra um reflexo da própria identidade carismática, inspirando-a a compartilhar esse legado com o mundo.

O livro, escrito por ela e por Daiana Heibem, foi lançado no Encontro Nacional de Formação, em Aparecida, no dia 25 de janeiro, e é fruto de anos de pesquisa e vivência espiritual.

Eliane Noronha e Daiana Heibem.
Eliane Noronha e Daiana Heibem.

Nele, Eliane relata desde o nascimento da santa, em 1835, na cidade de Lucca, na Itália, até sua canonização, ocorrida em 20 de outubro de 2024.

Além de narrar os principais momentos da vida da Santa, a obra também traz reflexões, orações e documentos históricos, como as cartas que Elena escreveu ao Papa Leão XIII, incentivando a Igreja a uma maior devoção ao Espírito Santo.

A ligação de Eliane com Santa Elena Guerra teve início em 2009, quando, ao ver um banner da beata em um evento da RCC, sentiu-se tocada a aprofundar seu conhecimento sobre ela.

Algumas características da santa chamaram sua atenção: sua docilidade ao Espírito Santo, sua coragem em influenciar a Igreja por meio de suas correspondências com o Papa, seu amor e obediência à Santa Mãe Igreja e ao Santo Padre. Foi essa determinação de Elena em despertar a Igreja para um relacionamento mais profundo com o Espírito Santo que inspirou Eliane a escrever o livro.

Santa Elena Guerra. Foto: AFP or licensors -Via Vaticanews.
Santa Elena Guerra. Foto: AFP or licensors -Via Vaticanews.

“Viver a Renovacão Carismática significa estar constantemente voltado ao Espírito Santo. Ser devota de Elena Guerra é ter sempre essa lembrança viva em minha vida”, afirma Eliane.

A obra é um convite para que todos experimentem uma “perene Pentecostes”, vivendo as mesmas experiências que os discípulos tiveram no Cenáculo de Jerusalém.

A canonização de Santa Elena Guerra foi um momento aguardado por muitos fiéis da RCC, e Eliane teve a alegria de estar presente na cerimônia em Roma. “Foi uma experiência única, um dia que ficará registrado para sempre na minha memória. Visitar a casa de Elena e receber uma relíquia dela foi uma graça imensa”, relata emocionada.

O livro pode ser adquirido pelo site da RCC Brasil, e Eliane aconselha aqueles que desejam conhecer mais sobre a santa a se envolverem com a Renovação Carismática e participarem de grupos de oração.

“A experiência de viver a espiritualidade carismática nos leva diretamente ao Espírito Santo, e Santa Elena Guerra é um grande exemplo dessa caminhada de fé”, conclui.