O encontro teve como tema “Pela Virtude do Espírito Santo, transbordeis de esperança”, que se alinha ao lema do Jubileu 2025, escolhido pelo Papa Francisco
Por Mariane Rodrigues | Setor de Comunicação

Maceió foi palco da terceira edição do Repasse do Encontro Nacional de Formação para Servos (ENF), promovido pela Renovação Carismática Católica da Arquidiocese. A formação de grupos de oração aconteceu no sábado (15) e domingo (16) e teve como tema “Pela Virtude do Espírito Santo, transbordeis de esperança”, que se alinha ao lema do Jubileu 2025, escolhido pelo Papa Francisco: “Peregrinos de Esperança”.
O evento, realizado no ginásio da Escola Moreira e Silva, no Farol, encerrou-se com a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Beto Breis e concelebrada pelo padre Luiz Antônio Guimarães, diretor espiritual.
O ENF é o maior evento de formação da RCC Brasil. Aconteceu em nível nacional de 22 a 26 de janeiro, no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). Em seguida, houve um repasse do encontro em Maceió, com a presença de servos que representaram os 117 grupos de oração da Arquidiocese de Maceió.
O evento se destaca por seu caráter educativo, fortalecendo a unidade e a comunhão entre os membros do movimento. Ele proporciona aos participantes uma experiência de profunda oração, formação geral e específica, escuta profética, partilha de ideias, projetos e serviços, além de orientações e outros benefícios adquiridos ao longo da formação.
O Arcebispo Dom Beto Breis afirma que a formação promovida pela RCC Brasil é um processo permanente, que vai além da mera atualização de conteúdo.
“É um momento privilegiado de encontro e de comunhão fraterna, mas também de formação, para que sejamos permanentemente dóceis à ação do Espírito. Como diz o tema da formação, peregrinos de esperança”, pontuou o arcebispo.
Arcebispo Dom Beto Breis presidiu a Santa Missa de encerramento. Foto: Suzana Lima.Na homilia da Santa Missa, a esperança foi a palavra central. O arcebispo explanou sobre a esperança que não decepciona, aquela que vem de Cristo.
“Nada nesse mundo tem o poder de satisfazer o coração humano, de sossegar, encontrar a paz. Nada. Ao contrário, tudo nesse mundo passa. Nada nesse mundo tem o poder de dar a paz, sentido ao coração humano. Somos feitos para muito mais. Só em Deus a gente encontra aquela esperança que não decepciona”, externou o metropolita.
O presidente do Conselho Nacional da RCC Brasil, Vinícius Simões, esteve presente no encontro em Maceió. Ele realizou uma pregação de uma hora, na qual abordou a importância de cada um ter esperança em Cristo para anunciá-lo a outras pessoas, expandindo a palavra de Deus.
“Nessa pregação, procuramos mostrar, em primeiro lugar, o que significa a esperança cristã. Quem faz essa esperança transbordar dentro de nós é unicamente o Espírito Santo. O mérito é todo do Espírito Santo. Ao mesmo tempo, transbordar de esperança significa anunciar a Boa Nova. A partir do momento em que eu encontrei Jesus, preciso anunciá-lo a muitas pessoas para que também elas façam um encontro pessoal com Cristo”, afirmou.

A presidente do Conselho Arquidiocesano da RCC em Maceió, Eliane Noronha, considera que o encontro atendeu às expectativas da organização, acolhendo centenas de servos que participaram dos dois dias de formação e se engajaram em todas as atividades propostas.
“Podemos considerar um nível alto de formação, onde os participantes puderam se aprofundar na doutrina da Igreja, nos ensinamentos do Magistério e na Sagrada Escritura. O balanço que faço desse encontro é que pudemos adentrar em águas mais profundas”, avaliou a presidente.
Williane Oliveira Silva, de 35 anos, integrante do Ministério de Intercessão do Grupo Nossa Senhora de Pentecoste, em Maceió, participou pela primeira vez do Repasse do ENF. Ela conta que os dois dias de formação foram um divisor de águas em sua vida.

“Existe uma Williane que se transformou nesse encontro. Foi realmente um divisor de águas, e eu me sinto muito mais preparada. Se algum dia, lá atrás, pensei em desistir, hoje não mais. Pelo contrário, saio com minhas forças renovadas e como uma serva de Jesus ainda mais perseverante”, declarou.
Já Marcos Aurélio, de 45 anos, participou de todas as edições do encontro de formação. Integrante do grupo Água Viva, da Paróquia de São Sebastião, em Messias, no interior de Alagoas, ele tem uma história de três décadas ligada à Renovacão Carismática.
“Participo da Renovação Carismática há vários anos. Tenho uma trajetória de mais de 30 anos de caminhada e, sempre que tenho oportunidade, estou presente. Esses encontros nos aproximam cada vez mais de nosso Senhor Jesus Cristo”, disse Marcos Aurélio, que leva para sua vida cotidiana a esperança e a fé de que Deus tudo pode transformar.
A programação de sábado começou às 7h30 com o Terço ao Espírito Santo, seguido da Santa Missa, celebrada às 8h. Na sequência, os grupos fizeram uma oração preparatória para a primeira pregação, que teve como tema: “Tomado de esperança, far-me-ei santo, sê-lo-ei depressa”.

Às 10h40, a segunda pregação trouxe testemunhos embasados no tema: “A esperança não engana, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. A terceira pregação também focou na mensagem do ano jubilar: “Jesus, eis a nossa Esperança”. O encontro foi encerrado por volta das 19h30.
No domingo (16), a programação ocorreu das 7h30 às 14h, com workshop, oração do Santo Terço, mais pregações e a Santa Missa, encerrando as atividades.