Fé e esperança: via-sacra acolhe pacientes e profissionais no Hospital Helvio Auto

Mariane Rodrigues| Setor Comunicação

A prática religiosa leva a presença da Igreja aos profissionais, enfermos e seus acompanhantes, proporcionando um momento de necessário apoio espiritual

Via-sacra foi realizada dentro do Hospital Helvio Auto.
Via-sacra foi realizada dentro do Hospital Helvio Auto.

Pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde do Hospital Escola Dr. Helvio Auto, em Maceió, participaram de um momento especial com a realização de uma via-sacra, que percorreu as dependências da unidade hospitalar na última terça-feira (1º). A prática religiosa, embora não esteja no calendário litúrgico, é uma das mais antigas do Cristianismo e se popularizou entre os cristãos, especialmente no Tempo da Quaresma. Na Arquidiocese de Maceió, ela tem sido realizada neste período em todas as comunidades das mais de cem paróquias da capital e das cidades do interior.

No Hospital Helvio Auto, a iniciativa é do Padre Fábio Vieira, pároco da Paróquia Sagrados Corações de Jesus e Maria, do complexo Brasil Novo, em Rio Largo. Há três anos, ele promove a via-sacra sempre no período da Quaresma, levando a presença da Igreja aos profissionais, enfermos e seus acompanhantes, proporcionando um momento de necessário apoio espiritual.

Via-sacra foi realizada dentro do Hospital Helvio Auto.
Via-sacra foi realizada dentro do Hospital Helvio Auto.

“Os que lá trabalham, os que estão internos e os que os acompanham precisam que a Igreja vá até eles, pois, muitas vezes, estão impossibilitados de ir até ela. Assim, o consolo da fé chega até eles”, explicou o Padre Fábio Vieira.

A Pastoral da Saúde está presente no Hospital Helvio Auto, cuja paróquia conta com a assistência do Padre Antônio Carlos Ribeiro, missionário claretiano.

Já a via-sacra é conduzida pelo Padre Fábio Vieira e realizada pela manhã, em meio ao funcionamento do hospital. Os funcionários e acompanhantes podem participar, enquanto os enfermos permanecem em suas salas de tratamento.

Via-sacra foi realizada dentro do Hospital Helvio Auto.
Via-sacra foi realizada dentro do Hospital Helvio Auto.

A via-sacra percorre as unidades hospitalares, permitindo que os pacientes a acompanhem por meio de algumas orações e estações, sempre dentro das regras de segurança estabelecidas.

“Os funcionários e acompanhantes têm uma boa adesão às atividades, até mesmo os médicos. A resposta sempre é positiva. A procissão e as meditações da via-sacra levam esperança e reanimam aqueles que caminham junto e por onde passam”, afirmou o Padre Vieira.

Para o sacerdote, a realização da via-sacra no hospital demonstra que Jesus Cristo foi solidário à humanidade por meio de sua morte na cruz. “Além de assumir nossas dores, Ele mostra que a morte não tem a última palavra”, pontuou.

Via-sacra foi realizada dentro do Hospital Helvio Auto.
Via-sacra foi realizada dentro do Hospital Helvio Auto.

Alécia Cristinne Santos Ramos, nutricionista e coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital, considera que a via-sacra se insere em um contexto de enfrentamento de desafios diários inerentes à atividade profissional e vivenciados pelos servidores públicos da área da saúde. As adversidades, segundo ela, não exigem apenas habilidades técnicas, mas também de resistência moral e espiritual.

“A via-sacra, nesse contexto, oferece um valioso espaço de reflexão e consolo, ajudando a renovar as forças para continuar o trabalho, mesmo nos momentos mais difíceis. Ela não apenas conforta pacientes e familiares, mas também fortalece a nossa própria fé e humanidade, tornando o ambiente hospitalar mais acolhedor e compassivo. A união que ela promove é fundamental para todos que estão envolvidos no processo de cuidado, tornando o serviço mais humanizado e empático”, expressou a profissional.

Via-sacra foi realizada dentro do Hospital Helvio Auto.
Via-sacra foi realizada dentro do Hospital Helvio Auto.

Quaresma e via-sacra

A Quaresma é um período da liturgia cristã em que os fiéis se dedicam com mais intensidade à conversão espiritual. Nesta época, eles são chamados à vida em oração, caridade e penitência, preparando-se para celebrar a Páscoa, o dia da Ressurreição de Cristo. A via-sacra tornou-se uma das práticas mais realizadas nesse período.

“A via-sacra nos lembra que nosso Senhor padeceu, foi humilhado e sofreu por nossos pecados. O ponto máximo disso é a cruz. Meditar e rezar a via-sacra significa refletir sobre os mistérios da paixão de Cristo e o amor de Deus por nós”, explicou o Padre Valmir Galdino, chanceler da Arquidiocese de Maceió.

A via-sacra possui 15 estações, que representam cada momento que Jesus Cristo enfrentou ao carregar a cruz até o Calvário. Em cada estação, são feitas orações e meditações sobre o texto bíblico que narra aquele ponto específico do sofrimento de Cristo em direção à crucificação.

A Via Sacra de Cristo começa com Sua condenação e vai até a Sua morte. Em seguida, os acontecimentos são os seguintes: Jesus carrega a cruz, Jesus cai pela primeira vez, Jesus encontra Sua mãe, Simão Cireneu ajuda Jesus, Verônica enxuga o rosto de Jesus, Jesus cai pela segunda vez, Jesus consola as mulheres de Jerusalém, Jesus cai pela terceira vez, Jesus é despojado de Suas vestes, Jesus é pregado na cruz, Jesus morre na cruz, Jesus é descido da cruz, Jesus é sepultado e, por fim, Jesus ressuscita dos mortos.