Paróquias da Arquidiocese de Maceió recebem imagem em peregrinação de Nossa Senhora da Penha

Mariane Rodrigues| Setor de Comunicação

Ela saiu da cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, em 2024, e percorreu estados do Nordeste, chegando à Arquidiocese de Maceió neste mês de abril 

Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens recebendo a imagem de Nossa Senhora da Penha.
Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens recebendo a imagem de Nossa Senhora da Penha.

A Arquidiocese de Maceió recebe, neste mês de abril, a imagem de Nossa Senhora da Penha, que saiu de Juazeiro do Norte, no Ceará, e está em peregrinação pelas igrejas da Região Nordeste. Ela foi recebida no dia 6, pelas mãos do padre José Daniel Ferreira, na Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Coqueiro Seco. Estavam presentes fiéis, paroquianos e membros do Encontro de Casais com Cristo (ECC), que, a nível regional, está promovendo a romaria.

A peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Penha, padroeira da Arquidiocese de Crato, é uma preparação espiritual para a realização do XIX Congresso da Região Nordeste, que acontece entre os dias 25 e 27 de julho deste ano, na cidade de Juazeiro. O tema do evento é: Família, berço da santidade e da formação integral. E o lema será: “Colocando a família aos cuidados de Deus”.

Após ser recebida na Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens – que foi entregue pela Diocese de Penedo – a Santa Peregrina partiu para a Igreja Nossa Senhora do Pilar, na última segunda-feira (7). Depois, seguiu para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Marechal Deodoro.

Na quarta-feira, a imagem de Nossa Senhora da Penha foi entregue à Paróquia São José, no bairro do Trapiche. Nesta sexta-feira (11), ela se encontra na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Vergel do Lago, e, por volta das 18h30, será recebida pelos paroquianos da Rosa Mística, no bairro da Jatiúca.

Nossa Senhora da Penha na Forania Virgem dos Pobres, Paróquia de São José Trapiche.
Nossa Senhora da Penha na Forania Virgem dos Pobres, Paróquia de São José Trapiche.

A imagem peregrinará pelas paróquias da Arquidiocese de Maceió até o dia 4 de maio. Depois, será entregue, com todos os casais setoriais, à Diocese de Palmares, em Pernambuco.

Para o casal coordenador do ECC Regional Nordeste 2, Valtinho e Tatiane, a peregrinação é um momento de unidade.

Imagem recebida na Paróquia Perpétuo Socorro Vergel.
Imagem recebida na Paróquia Perpétuo Socorro Vergel.

“Receber a imagem de Nossa Senhora da Penha é uma grande alegria. Faz com que as nossas paróquias, nossos setores, a nossa Arquidiocese se sintam pertencentes a todo o ECC e também se animem no sentido de, juntos, estarmos em oração por esse congresso e também pelo ECC de cada localidade”, afirmou o casal coordenador do ECC Regional Nordeste 2, Valtinho e Tatiane.

A imagem está em peregrinação desde julho de 2024, já passou por outros estados do Nordeste, e seguirá até julho deste ano, quando será realizado o congresso.

Para o casal do ECC arquidiocesano de Maceió, Dudu e Andreza, a peregrinação está ocorrendo de maneira mais intimista, em respeito ao momento quaresmal. Segundo ele, esta é uma oportunidade de “reavivamento da fé e devoção à Nossa Senhora, possibilitando comunhão, oração e devoção”.