Ruas de Maceió viram palco para vias-sacras encenadas; confira programação

Mariane Rodrigues| Setor de Comunicação

A via-sacra possui 15 estações, que representam cada momento enfrentado por Jesus ao carregar a cruz até o calvário 

Via-sacra Divino Espírito Santo.
Via-sacra Divino Espírito Santo. Foto: Rhuanny.

Nos dias 11 e 15 de abril, paróquias da Arquidiocese de Maceió realizarão vias-sacras encenadas para rememorar as passagens de Jesus Cristo no caminho para o calvário, desde sua condenação até sua morte e ressurreição. As paróquias se prepararam ao longo de três meses, com roteiros, ensaios e produções, para oferecer uma programação que transmita a mensagem de entrega e amor de Cristo pela humanidade.

A via-sacra possui 15 estações, que representam cada momento enfrentado por Jesus ao carregar a cruz até o calvário. Nas vias-sacras realizadas pelas igrejas, em cada estação são feitas orações e meditações sobre o texto bíblico que narra aquele ponto específico do sofrimento de Cristo em direção à crucificação. Ao final do tempo quaresmal, algumas paróquias promovem o percurso em meio a encenações.

Via-sacra Divino Espírito Santo.
Via-sacra Divino Espírito Santo. Foto: Rhuanny. 

A Via-Sacra de Cristo começa com sua condenação à morte. Em seguida, os acontecimentos são: Jesus carrega a cruz; Jesus cai pela primeira vez; Jesus encontra sua mãe; Simão Cireneu ajuda Jesus; Verônica enxuga o rosto de Jesus; Jesus cai pela segunda vez; Jesus consola as mulheres de Jerusalém; Jesus cai pela terceira vez; Jesus é despojado de suas vestes; Jesus é pregado na cruz; Jesus morre na cruz; Jesus é descido da cruz; Jesus é sepultado; e, por fim, Jesus ressuscita dos mortos.

Uma das paróquias a promover esse momento especial é a Divino Espírito Santo, localizada no bairro da Jatiúca. A via-sacra começará às 19h desta sexta-feira (11), com início e término na própria paróquia. Cada estação será encenada na porta de uma residência, pelas ruas do bairro. Ao todo, estão empenhadas cerca de 200 pessoas, entre atores e equipes de bastidores.

Via-sacra Divino Espírito Santo.
Via-sacra Divino Espírito Santo. Foto: Rhuanny. 

Igor Oliveira faz parte do elenco da via-sacra encenada e, este ano, participa pela segunda vez. No ano passado, interpretou Simão. Em 2025, dará vida ao próprio Cristo. “O poder de evangelização da via-sacra é importantíssimo. Estou muito ansioso para este dia”, afirma ele, destacando a dedicação da equipe desde a produção até a roteirização e encenação. “Estou muito animado. Se Deus quiser, muitas pessoas serão evangelizadas neste momento especial”, completou.

Esse mesmo elenco também se apresentará no dia 15 de abril, desta vez para a Paróquia São Lucas, localizada no Stella Maris.

Ainda nesta sexta-feira, às 19h30, ocorrerá a via-sacra encenada pela Reitoria do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção. Seminaristas e jovens da Paróquia Santa Rita encenarão o caminho percorrido por Cristo até o calvário. A saída será na Capela do Seminário, localizada no final da Rua Dom Antônio Brandão, no bairro do Farol, e seguirá até a Igreja de Santa Rita, próxima à Praça do Centenário.

Paróquia Santa Terezinha

Via-sacra Paróquia Santa Terezinha.
Via-sacra Paróquia Santa Terezinha. Foto: Bruna Aquino

A Paróquia Santa Terezinha, localizada no Conjunto José Tenório, na Serraria, também se prepara para a via-sacra encenada. Os ensaios têm ocorrido diariamente e são divididos por equipes, com grupos responsáveis por cada estação. A apresentação acontecerá no dia 15 de abril. Ao todo, cerca de 80 pessoas estão envolvidas, entre atores, coordenação, sonoplastia, comunicação, iluminação, infraestrutura, decoração, apoio, cordão humano, praça de alimentação e equipe elétrica.

“Nossa expectativa é a melhor possível. Que consigamos, por meio desse momento, evangelizar cada vez mais o povo de Deus, mostrando o sofrimento de Jesus Cristo, sua paixão, morte e ressurreição”, declarou a coordenadora da Paixão de Cristo, Cláudia Batista.

Via-sacra Paróquia Santa Terezinha.
Via-sacra Paróquia Santa Terezinha. Foto: Bruna Aquino

Para ela, além de representarem o sofrimento de Cristo, as 15 estações simbolizam também a esperança que nasce com sua ressurreição, onde a vida triunfa sobre a morte.


“Esperamos levar esperança ao coração das pessoas, para que vivam verdadeiramente essa Páscoa, que acreditem, sonhem e tenham esperança na ressurreição. Que dias melhores virão para todos, porque estamos vivendo o Jubileu — o Jubileu da Esperança. E é por meio dessa esperança que transmitimos a ressurreição de Jesus Cristo”, completou a coordenadora.

Via-sacra Paróquia Santa Terezinha.
Via-sacra Paróquia Santa Terezinha. Foto: Bruna Aquino

Na Paróquia Santa Terezinha, a programação começa às 18h em dois locais: no Residencial Vale da Serraria e na Capela São Judas Tadeu. Após o término da missa, haverá uma procissão do encontro: a que sairá da capela levará o Senhor dos Passos, e a que partirá do Vale da Serraria levará a imagem de Nossa Senhora das Dores. Ambas se encontrarão na primeira praça do Conjunto José Tenório, próxima à estação de tratamento de água.

Nesse ponto, haverá um momento de meditação. Após o encontro, os fiéis seguirão em caminhada até a Igreja Matriz de Santa Terezinha, onde terá início a encenação da Paixão de Cristo.