Setor da Comunicação
Com o tema “Com o Apostolado da Oração, somos Peregrinos da Esperança”, a manhã de espiritualidade foi marcada por momentos de formação, oração e comunhão fraterna

Nesse domingo, 6 de abril, a Paróquia Santa Luzia de Siracusa, em Santa Luzia do Norte, foi sede do Encontro do Apostolado da Oração da Forania Santa Luzia de Siracusa. O evento reuniu fiéis e representantes de diversas paróquias da região, além da presença da coordenação arquidiocesana do Apostolado da Oração – Rede Mundial de Oração do Papa.
Após encaminhamentos realizados pela Comissão Arquidiocesana, o religioso somasco Irmão Lucas Cordeiro, CRS, conduziu uma palestra com o tema: “Com o Apostolado da Oração, somos peregrinos da esperança.”

Durante sua exposição, o religioso destacou a beleza do Jubileu na tradição bíblica e sua posterior institucionalização pela Igreja Católica, a partir do século XIII. Resgatando figuras centrais das Escrituras, como Abraão, Moisés, Esdras, Neemias e os Apóstolos, Ir. Lucas enfatizou que a peregrinação é um elemento essencial da vivência cristã e do seguimento de Jesus.
“Entretanto, não peregrinamos de maneira errante, pois sabemos em quem depositamos nossa esperança”, afirmou o religioso.
O momento de espiritualidade também procurou evidenciar como o Apostolado da Oração está profundamente ligado ao coração do Ano Jubilar. Segundo Ir. Lucas, os membros do Apostolado são os primeiros convocados a transmitir, com suas vidas e orações, a mensagem da “esperança que não decepciona” a todas as pessoas.
Ao final da palestra, Ir. Lucas fez referência à carta encíclica “Dilexit nos” (Amou-nos), do Papa Francisco, publicada em novembro de 2024, sobre o amor humano e divino do Sagrado Coração de Jesus. O documento, segundo o palestrante, é um valioso instrumento espiritual para que o Apostolado da Oração viva intensamente o Ano Jubilar.

Durante o encontro, o pároco local, Pe. Luciano Soares, acolheu calorosamente os participantes:
“É sempre uma alegria receber o Apostolado da Oração em nossa paróquia. Este é um momento de fortalecer nossa espiritualidade, de mergulhar na misericórdia e no perdão do Senhor, unidos como irmãos no amor ao Sagrado Coração de Jesus.”
A coordenadora arquidiocesana do Apostolado da Oração, Isabel Amaral, também expressou sua gratidão pela realização do encontro:
“Queremos agradecer a Deus por este momento e ao Padre Luciano, à coordenação local representada por Ailton Ribeiro, Jorge e tantos outros que contribuíram com carinho para esse encontro de formação. Que o Apostolado da Oração continue sendo essa ponte de unidade e esperança em nossas comunidades.”
De acordo com a organização, o principal objetivo do encontro foi refletir sobre o Ano Jubilar, tema conduzido pelo seminarista Lucas Cordeiro, da Congregação Somascos. Ele explicou que a formação integra uma série de encontros promovidos pelo Conselho Arquidiocesano: “É uma preparação para o grande encontro que acontece geralmente no mês de novembro, em Maceió, reunindo todos os centros da nossa Arquidiocese.”
As paróquias participantes foram:
- Santa Luzia de Siracusa – Santa Luzia do Norte
- Nossa Senhora da Guia – Satuba
- Nossa Senhora do Pilar – Pilar
- Nossa Senhora Mãe dos Homens – Coqueiro Seco
- Nossa Senhora da Graça – Chã do Pilar
- Nossa Senhora da Conceição – Marechal Deodoro
- São Pedro Pescador – Praia do Francês
- São Miguel Arcanjo – Marechal Deodoro
- Complexo Conventual – Marechal Deodoro