Marcos Felipe| Pascom Arquidiocesana
O local escolhido, além de ser um cartão postal da cidade, faz referência a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”

A Via-Sacra é uma das práticas realizadas pela Igreja durante o tema da Quaresma, como forma de preparação para a Semana Santa. Pensando nisso, a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Maceió realizou, nessa segunda-feira (17), este momento penitencial no Parque do Centenário, no bairro do Farol, na capital.
O local escolhido, além de ser um cartão postal da cidade, faz referência a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), propondo ações que integram a espiritualidade, a justiça social e o cuidado com o meio ambiente.

“A Via-Sacra é um momento forte de espiritualidade e reflexão, especialmente durante a Quaresma. Escolhemos o Parque do Centenário por ser um espaço que nos remete ao cuidado com a criação, em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano. Foi emocionante ver a comunidade reunida em oração, vivenciando esse caminho de fé e conversão”, disse Maria Cícera, coordenadora da Pascom da Arquidiocese de Maceió.
Além dos agentes da comissão arquidiocesana, participaram pasconeiros da Paróquia de Santa Rita, localizada no mesmo bairro; São João Bosco, do Benedito Bentes; e Nossa Senhora do Carmo, do Poço.

A comunidade local também se fez presente, como o casal Fátima e Manoel Guedes, que moram próximos ao parque. “Participar desse momento foi muito especial para mim e para o meu esposo. A Via-Sacra nos ajudou a lembrar do sacrifício de Cristo e também da importância de cuidarmos do meio ambiente, da nossa casa comum. Foi uma experiência única”, disse Fátima.

Já para a senhora Rita de Cássia, também moradora da região, a Via-Sacra é uma das tradições que ela acompanha na Quaresma. “Foi muito bonito e emocionante. Cada estação da Via-Sacra nos fez lembrar do amor de Deus por nós e do quanto precisamos ser mais solidários e cuidar do próximo. Fico feliz por terem escolhido este lugar para esse momento tão especial.”
A próxima via-sacra da Pastoral da Comunicação será realizada no dia 2 de abril, às 19h, no Corredor Vera Arruda, no bairro da Jatiúca.