Província Eclesiástica de Maceió participa da 32ª Assembleia Regional da Comissão Pastoral para Ação Sociotransformadora

Mariane Rodrigues| Setor de Comunicação

Estiveram presentes o diácono permanente da Arquidiocese de Maceió André Soares e a Irmã Ana Ferreira, missionária Claretiana, representando a Diocese de Palmeira dos Índios

Encontro aconteceu em Campina Grande, na Paraíba.
Encontro aconteceu em Campina Grande, na Paraíba.

Aconteceu no último final de semana a 32ª Assembleia Regional da Comissão Pastoral para a Ação Sociotransformadora, realizada no Centro Redentorista São Clemente, em Campina Grande, na Paraíba.  A Assembleia contou com a participação de representantes de diversas dioceses, incluindo o diácono permanente da Arquidiocese de Maceió André Soares, e a Irmã Ana Ferreira, missionária Claretiana, representando a Diocese de Palmeira dos Índios. Eles ficaram responsáveis pela articulação na Província Eclesiástica de Maceió.

32ª Assembleia Regional da Comissão Pastoral para a Ação Sociotransformadora
32ª Assembleia Regional da Comissão Pastoral para a Ação Sociotransformadora.

Com o tema “Peregrinos da Esperança, escutando o grito dos pobres e da mãe terra” e o lema “Beber da esperança da graça de Deus nos leva a descobrir a verdadeira aliança social em prol da Casa Comum!”, o evento reuniu representantes das pastorais sociais e organismos ligados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promovendo reflexões sobre os desafios sociais e eclesiais do tempo presente.

Entre os temas abordados, destacaram-se o Concílio Vaticano II, a Campanha da Fraternidade 2025 e questões atuais que impactam a atuação das pastorais sociais.

André Soares, que compõe as pastorais sociais, integra a equipe de campanhas da Arquidiocese de Maceió e exerce seu serviço diaconal na Paróquia Nossa Senhora das Graças na Levada.
André Soares, que compõe as pastorais sociais, integra a equipe de campanhas da Arquidiocese de Maceió e exerce seu serviço diaconal na Paróquia Nossa Senhora das Graças na Levada.

Segundo André Soares, que compõe as pastorais sociais, integra a equipe de campanhas da Arquidiocese de Maceió e exerce seu serviço diaconal na Paróquia Nossa Senhora das Graças na Levada, o encontro foi um momento valioso para avaliação da caminhada das pastorais sociais e planejamento de novas ações dentro das dioceses, arquidioceses e no âmbito regional.

“O objetivo é fortalecer as iniciativas que buscam transformar a sociedade à luz do Evangelho de Jesus Cristo e da Doutrina Social da Igreja, combatendo desigualdades, exclusão social, violência e outras chagas que afetam a humanidade”, afirmou ele.

As pastorais sociais desempenham um papel essencial na defesa dos direitos e na promoção da dignidade humana. Entre elas, estão a Pastoral da Terra, Pastoral do Idoso, Pastoral dos Pescadores, Pastoral da Aids, Pastoral do Povo de Rua, Pastoral Carcerária, Pastoral do Menor e o Conselho Indigenista Missionário, cada uma atuando conforme suas especificidades e junto aos grupos mais vulneráveis da sociedade.

Para os participantes, a Assembleia reforçou a necessidade de um compromisso renovado com as causas sociais e com a missão da Igreja em ser um sinal de esperança e transformação no mundo.